Você está aqui:  Casa  /   Assessoria x Consultoria

Assessoria x Consultoria

O que é?

A Assessoria ou Consultoria é um serviço que tem o objetivo de ajudar as empresas-clientes a obterem melhorias no seu desempenho, na sua lucratividade, na sua competitividade e na adequação a legislação.

Qual a diferença?

O trabalho de consultoria tem prazo para finalizar, já a assessoria é acertada quando a direção da empresa sente necessidade da continuidade do trabalho por prazo indeterminado.

Quem faz?

Este serviço é prestado por uma empresa, com uma equipe de profissionais, ou por um profissional independente, com alta qualificação profissional e que possua experiência nos assuntos envolvidos, conhecimento técnico e habilidade para orientar e estimular as modificações necessárias.

Como funciona?

Em geral os trabalhos são compostos pelas seguintes etapas:

1. Contatos Iniciais: a direção da empresa e o consultor fazem o reconhecimento mútuo e esclarecem superficialmente quais “problemas” devem ser trabalhados;

2. Estabelecimento de Contrato: é a formalização da prestação dos serviços, em que se definem, em detalhes, quais são os objetivos, as expectativas gerais para o trabalho, como ele será executado, em que prazo e a que preço;

3. Avaliação Inicial: é a fase em que o consultor coleta as informações sobre os problemas e prepara a análise destas informações;

4. Apresentação das Soluções: as soluções propostas são apresentadas à diretoria da empresa e são realizadas reuniões para a apreciação dos métodos e técnicas a serem utilizados;

5. Planejamento das Modificações: é a definição da forma como o trabalho será realizado e dos prazos para cada etapa;

6. Execução das Modificações: as modificações são colocadas em prática sob a orientação e o acompanhamento do consultor;

7. Avaliação dos Resultados: avaliação e análise dos resultados obtidos com a implantação das modificações.

Não se deve executar atividade de consultoria e/ou assessoria sem assinar o contrato de prestação de serviço ( 2 vias), só assim os direitos trabalhistas são garantidos.

**********************************************

MODELOS DE  CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

As partes em vermelho devem ser completadas ou modificadas conforme necessidade.

Modelo 1-
Pelo presente instrumento de contrato, em 02 (duas) vias de igual teor que fazem entre si, de um lado, RAZÃO SOCIAL, NOME FANTASIA, CNPJ, ENDEREÇO – CEP, ESTADO xxxx, doravante nomeada CONTRATANTE, e de outro lado, NOME DO PROFISSIONAL, CPF, RG, NUTRICIONISTA, CRN3 nº , doravante nomeado CONTRATADO, celebram o presente contrato de prestação de serviços especializados, que se regerá pelos termos e condições seguintes:

1 – O Contratado, nutricionista, compromete-se a prestar serviços especializados de assessoria/consultoria em alimentação e nutrição, nos termos da Lei no 8.234 de 17 de setembro de 1991, realizar treinamento de colaboradores, revisar manual de boas práticas e Pop’s.

2 – A prestação dos serviços é de caráter autônomo, sem exclusividade, ficando facultado ao contratado, prestar serviços pessoalmente ou através de outro nutricionista, obrigando-se a estar presente sempre que convocado.

3 – O contratado (não ) será  o responsável técnico pelas atividades, cabendo ao mesmo a atividade de assessoria /consultoria.

4 – O contratante pagará pelos serviços prestados pelo contratado a importância de xxxx.

5 – O presente contrato é por tempo de X xxmeses / indeterminado e poderá ser cancelado a qualquer momento por uma das partes, sem incidência de multa.

6 – As partes elegem o foro da cidade de Campo Grande, para dirimir quaisquer questões, que porventura surgirem na execução deste contrato.

E por estarem de inteiro acordo com os termos e condições acima estipulados, firmam o presente, na presença das testemunhas a tudo presentes, para que produza seus legais efeitos.

Campo Grande, mês e ano.

RAZÃO SOCIAL

NOME REPRESENTANTE

CPF REPRESENTANTE

CONTRATANTE

NOME NUTRICIONISTA

CRN3

CONTRATADO

_________________________________

NOME TESTEMUNHA
CPF

_________________________________
NOME TESTEMUNHA
CPF

Modelo 2-CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

Pelo presente instrumento de contrato, em 03 (três) vias de igual teor que fazem entre si, de um lado, HT Restaurantes, CNPJ……, com sede à Rua……, Estado de Mato Grosso do Sul, doravante nomeada Contratante, por seu representante legal, F…., RG…. e CPF….., e de outro lado, A ……, CNPJ (CPF)……., com sede à Rua……, Estado de Mato Grosso do Sul, doravante nomeado Contratada, por seu sócio, F……, RG…….e CPF……, celebram o presente contrato de prestação de serviços especializados, que se regerá pelos termos e condições seguintes:

1 – A Contratada, nutricionista, compromete-se a prestar serviços especializados em alimentação e nutrição, nos termos da Lei no 8.234 de 17 de setembro de 1991, organizando cardápios, indicando produtos, conforme às épocas, que devem entrar na alimentação com nutrientes necessários à refeição balanceada; supervisionar todos os serviços de preparação, acomodação e distribuição da alimentação e ainda cuidar da limpeza e conservação da cozinha e dos utensílios e espaços destinados à guarda e conservação dos alimentos servidos aos clientes.

3 – A contratada se obriga a comparecer diariamente ao estabelecimento no horário das …..às ……horas, a fim de preparar, indicar e requisitar os produtos necessários à composição dos pratos a serem servidos, conforme previamente estabelecidos, sempre com aproveitamento dos produtos sazonais.

4 – À contratada incumbe supervisionar todos os trabalhos da cozinha, orientar a limpeza, disposição e preparação da alimentação, visando proporcionar sabor, nutrição e apresentação, de agrado dos clientes.

5 – A contratada na qualidade de nutricionista será a responsável técnica pelas atividades do restaurante, devendo providenciar sua inscrição junto ao CRN e deverá manter seu registro junto aos órgãos competentes em dia.

6 – O contratante poderá estabelecer as diretrizes dos trabalhos a serem realizados pela contratada, respeitada a independência técnica, devendo qualquer alteração nas condições de trabalho, ser previamente submetida à apreciação da contratante, salvo motivo de força maior.

7 – O contratante pagará pelos serviços prestados pela contratada a importância de R$………. por mês, que serão pagos mediante apresentação de RPA.

8 – Os serviços serão prestados preferencialmente pela contratada, pessoalmente, podendo entretanto, ser substituída por outro profissional em caso de impedimento, mediante prévia comunicação.
Parágrafo Único – Anualmente, durante o prazo de 30 dias, o contratado poderá se afastar, sendo substituído por outro nutricionista.

9 – O presente contrato terá a vigência de 1(um) ano e poderá ser prorrogado por igual prazo, salvo manifestação de qualquer das partes, até 30 dias antes do término do contrato.

10 – As partes elegem o Foro Central da cidade de São Paulo, para dirimir quaisquer questões, que porventura surgirem na execução deste contrato.

Campo Grande,………

Contratante